quinta-feira, 5 de março de 2009

CONSTRUÇÃO DE FANTOCHES

Ouvimos a história "O Grufalão" contada com um fantoche!Conversamos sobre os fantoches:
- Eu tenho um fantoche que é uma ovelha e brinco com ele. Na escola também há fantoches, mas são poucos e os meninos são muitos...
Brincamos e quisemos aprender a reciclar materiais e fazer mais fantoches...
Pensamos nos materiais necessários e decidimos fazê-los com meias velhas que os meninos trouxeram de casa:
Gostamos de construir os fantoches e brincamos com eles...
No biombo que construimos com uma caixa de cartão:

EXPERIÊNCIA DA LARANJA

Quisemos saber o que acontece a uma laranja se lhe deitarmos açucar...
Colocamos o açucar na laranja inteira não aconteceu nada.
Partimos a laranja ao meio e colocamos açucar em metade da laranja.
Provamos...
A metade da laranja sem açucar era ácida!
Com a metade que foi partida e onde colocamos o açucar, descobrimos que:
Quando se mistura o açucar na laranja, sai sumo...
Quando meti o açucar na boca, estava docinho e derreteu...
O açucar é doce!
Parecem montes com neve...
Está a derreter porque o branco do açucar está a derreter!
Agora se provarmos o açucar do fundo do prato sabe a laranja...
Fizemos o registo gráfico da experiência!

COM AS NOSSAS MÃOS DESCOBRIMOS ELEFANTES

Brincamos com as cores...
Misturamos o vermelho e o branco; o preto e o branco; o amarelo e o azul...
Pusemos as mãos na tinta, tiramos uma fotografia numa folha de papel e... descobrimos que com as nossas mãos até fazemos elefantes!


Descobrimos o nosso nome no poema do elefante...

AS ABELHAS E O MEL...

Vimos slides sobre as abelhas...
- Conversamos sobre as abelhas...
- Construímos um "favo de mel", com peças que têm 6 lados, são hexágonos e amarelas...
- Pintamos a Abelha Rainha...

Aprendemos que:
- A abelha rainha põe os ovos!
- As abelhas operárias transportam para a colmeia o néctar das flores!
- As abelhas têm ferrão que tem veneno e quando nos picam dói muito...

Descobrimos que o mel serve para comer, é bom para a tosse e para tratar das aftas, faz bem ao sangue e aos pulmões...
REALIZAMOS UM LABIRINTO:

Levamos a abelhinha da flor até à colmeia...

"MENINOS DE TODAS AS CORES..." História recontada

Era uma vez uma menina chamada Maria, que morava num país branco e dizia assim a menina:
- É bom ser branco como a neve, o açucar e o leite.
Depois a menina foi procurar outros amigos e chegou ao país amarelo. Arranjou um amigo amarelo chamado Badaró e dizia assim a menina:
- É bom ser amarelo como o sol e como o girassol e como a areia da praia.
Depois a menina branca meteu-se num barco e foi para outro país e encontrou um amigo caçador e disse:
- É bom ser preto como a estrada, como as azeitonas e como a noite.
A menina branca foi ter a uma terra dos meninos vermelhos. Era a terra dos índios e escolheu um amigo chamado Pena de Águia e dizia:
- É bom ser vermelho como o fogo, como o sangue e como as cerejas.
Um dia a menina voltou para a terra dela e muito contente dizia aos amigos:
- É bom ser branco como a neve, amarelo como o sol, preto como as estradas e vermelho como as fogueiras.
E a menina ficou a saber que todos os meninos não são iguais, também são de outras cores, mas todos devem ser amigos. Não importa a cor que nós temos o que é importante é sermos amigos...

Vitória, vitória, acabou-se a história!!!...

AS CORES DO NOSSO JARDIM DE INFÂNCIA...

O NOSSO JARDIM TEM MUITAS CORES PORQUE:

Tem muitos meninos, os meninos são amigos e não são todos iguais...
Fazemos trabalhos com várias cores... É bonito...
Fazemos experiências com cores...
Colamos coisas nos vidros...
Fazemos trabalhos bonitos com tintas de muitas cores...
Depois crescem muitas flores...
A nossa escola tem cores bonitas...
Fazemos pintura com várias cores...
Parece um arco-íris...
Tem que ser colorido, senão não tem piada...
SE O NOSSO JARDIM TEM MUITAS CORES, ENTÃO PARECE UM QUADRO...